domingo, 8 de maio de 2011

Barriguinha saliente? Isso pode causar Diabetes...


Nessa última quarta-feira, em minha pós-graduação, tive uma aula muito show sobre hormônios, aqueles que nós conhecemos muito bem durante a adolescência. E o que mais me chamou a atenção foi sobre dois hormônios importantes: a insulina e o glucagon, que ajudam a regular a glicose (açúcar) em nosso organismo.  Tá! Como isso ocorre? É simples. Enquanto a insulina tira a glicose do sangue e joga para células, o glucagon, quando necessário, joga mais glicose na rede sanguínea para novamente a insulina fazer seu papel. 

Bom, em uma pessoa saudável, que pratica esporte e se alimenta corretamente, isso funciona sempre bem, mas já os não-fãs de exercícios e que adoram um fast food devem tomar muito CUIDADO, porque podem desenvolver uma doença muito conhecida e silenciosa: a Diabetes (tipo 2). Não pense que só comendo muito doce que você pode ter uma Diabetes, mas uma alimentação com muita fritura, gordura ou industrializada também pode causar essa doença. 

A Diabetes tipo 1 é genética, ou seja a pessoa já nasce com uma falha na produção da insulina e a glicose se acumula no sangue. Já a Diabetes tipo 2 a pessoa adquire com a idade, caso não tome os devidos cuidados com sua saúde.

Uma pessoa fora do peso ou mesmo obesa é forte candidato a desenvolver essa doença, pois as GORDURINHAS a mais no organismo, principalmente aquela barriguinha saliente, produzem algumas substâncias, que desregulam o funcionamento da Insulina e do Glucagon, além de desenvolver outras doenças como pressão alta, colesterol e doenças do coração. 

Pois é, além de, esteticamente, não ser muito bonito, a barriguinha é uma grande vilã da nossa saúde. Claro que com uma mudança no estilo de vida, como uma alimentação melhor e a prática de exercícios físicos, tudo volta ao normal, os hormônios ficam regulados e a saúde agradece a sua atenção.

2 comentários:

  1. barriguinha ou barrigão? hehe. Por que muita gente faz exercício e ainda tem barriguinha.

    ResponderExcluir
  2. obrigado pela dica, pq mew caso ja esta ficando serio do muito gordo rsrs.....

    Rafael Braga.

    ResponderExcluir