segunda-feira, 11 de julho de 2011

Iogurte no combate às gordurinhas

Assistindo ao Programa Fantástico, neste domingo, em umas das reportagens foi mostrada uma pesquisa americana sobre os vilões e amigos da alimentação que podem levar a um ganho ou perda de peso ao longo dos anos.

Que a batata frita é inimiga da nossa alimentação todos sabemos. Aliás, esse será um ótimo post para falarmos depois. Mas a novidade é sobre o iogurte que ajuda na perda do peso. Não se sabe ainda ao certo o porquê disso, porém acredita-se que com o consumo do iogurte traz uma maior saciedade levando a diminuir a ingestão de grandes quantidades de outros alimentos.

O iogurte é rico em proteínas, cálcio, zinco, vitamina A e vitaminas do complexo B. Ajudam a fortalecer o sistema imunológico, na produção de hormônios, no crescimento de cabelos e unhas mais fortes, na restauração do cálcio dos ossos e dentes, na construção muscular, no combate aos radicais livres que causam o envelhecimento precoce, na cicatrização da pele causada por cortes, acnes e furúnculos, na melhora das funções neurológicas e da visão.

Agora vai aí uma dica: aquele iogurte que compramos nos supermercados é bom para consumirmos diariamente, de preferência os naturais, entretanto podemos fabricar o nosso próprio iogurte que é mais saudável ainda! Isso mesmo: um iogurte caseiro!

É muito fácil! Então confira esta receita de como fazer:

1 litro de Leite;
1 copo de iogurte natural.

Aqueça o leite até QUASE ferver. Não pode ferver porque a temperatura de fervura do leite mataria todas as bactérias responsáveis pela sua fermentação.

Adicione o copo de iogurte natural, misture bem até dissolver todo o iogurte, enrole em um pano de prato e coloque em um local quente (por exemplo, um forno desligado) para facilitar a fermentação e deixe essa mistura descansando por 24h.

Não mexa na vasilha neste período e, depois das 24h, leve à geladeira por sete dias.

Para refazer a receita, ao invés de comprar um novo copo de iogurte use o que você já fez.

Esse iogurte combina com várias frutas como banana, maçã, morango, kiwi, mamão e cerais como granolas. 

Pode adoçar com mel, mas sem abusar da quantidade.

É um saboroso e rico alimento para a nossa saúde.

Bom apetite!

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